Uma empresa do Grupo Cene

Grupo Cene:

São Paulo
(17) 3355-0950
Rio Grande do Sul
(51) 2313-0299
Goiás
0800 721 2363
Atendimento
Seg a Sex – das 08h as 18h

Mastectomia é a remoção do tecido mamário devido à presença de um desenvolvimento cancerígeno ou pré-cancerígeno. A quantidade de
tecido removido durante uma mastectomia não é sempre a mesma.
Ela varia de acordo com o tamanho e o estágio da doença, e também com o seu biotipo e suas preferências pessoais.

A mama é formada por tecido adiposo, glandular e fibroso. Dentro dela, existem vasos sanguíneos, ductos lactíferos, gordura, glândulas e nervos sensoriais. Por baixo da mama está o músculo que auxilia na movimentação do braço.

A reconstrução mamária pode ser feita durante a própria cirurgia de mastectomia. Nesse caso, ela é denominada reconstrução imediata. Ou pode ser feita algumas semanas, meses ou mesmo anos depois da mastectomia. Nesse caso, ela é denominada reconstrução tardia. Dependendo de suas circunstâncias pessoais, você pode decidir junto com seu medico qual é o método mais indicado para você.

Reconstrução imediata
Nesse caso, você só é operada uma vez e passar por um único período de recuperação. Isso pode também evitar a experiência de ter só uma mama ou nenhuma.

Reconstrução tardia
Ela permite que você se concentre primeiramente na recuperação da doença e na retomada da sua saúde. A reconstrução tardia permite que você tenha mais tempo para considerar e se informar sobre as opções de que dispõe sobre a reconstrução mamária.

Existem várias formas de reconstruir a sua mama. O método que você escolher junto com seu médico levará em consideração diversos fatores, entre eles:
• Sua saúde e seu estilo de vida;
• O tipo do seu corpo;
• O tamanho de sua mama;
• Sua preferência pessoal;
• A quantidade de pele e de tecido.
A reconstrução de mama pode ser feita com o uso de tecido autólogo (tecido próprio da paciente), com implantes de mama, ou pela combinação do tecido próprio da paciente e um implante de mama.
Ao conversar com o seu médico sobre todas as opções a seu dispor, você terá a possibilidade de tomar a decisão mais adequada.

Retalho do músculo grande dorsal
Um método para a reconstrução de mama com o próprio tecido da paciente é denominado Latissimus Dorsi Flap (retalho do músculo grande dorsal). Durante esse procedimento, parte da pele e do músculo grande dorsal (das costas) é levada para a região mamária, onde é utilizada para reconstruir a mama. Como a pele e o músculo da região das costas normalmente não têm volume suficiente, pode ser necessário adicionar um implante para dar uma aparência mais volumosa e um formato mais natural à nova mama.

Retalho do músculo grande dorsal com ou sem implante de mama
Etapa 1: um retalho de pele e o do músculo são retirados do local doador nas costas.
Etapa 2: o tecido é passado para a região mastectomizada e usado para criar um volume de massa de mama.
Etapa 3: Pode também ser usado um implante para criar volume de massa de mama.

Retalho do músculo reto abdominal (TRAM)
Um outro modo de reconstrução de mama usando o próprio tecido da paciente é denominado retalho do músculo reto abdominal (TRAM). Esse procedimento envolve a remoção de gordura e músculo da região da parede abdominal e a colocação destes na região torácica para
reconstruir a mama. Algumas vezes é possível preservar o suprimento sanguíneo e a conexão, com a região abdominal.
Quando isso não for possível, é necessário fazer uma ligação micro cirúrgica dos vasos sanguíneos do tecido abdominal com a região torácica (retalho livre).

Retalho do músculo reto abdominal (TRAM) (pediculado ou livre)
Etapa 1: a mastectomia é realizada e o local doador é marcado.
Etapa 2: o retalho do músculo reto e o do tecido são canalizados até a mama.
Etapa 3: resultado final.

Durante a mastectomia, o cirurgião geralmente remove a pele e o tecido mamário, o que deixa o tecido do tórax achatado e esticado. Para que um implante de longo prazo possa ser colocado, é preciso expandir o tecido cutâneo remanescente para abrir espaço. Chamamos esse processo de expansão de tecido. Este procedimento de expansão e implantação do implante definitivo pode ser feito em uma ou duas etapas.

Reconstrução mamária em duas etapas
A reconstrução mamária com implante em duas etapas é uma opção bastante procurada. Esse procedimento pode ter início no momento da mastectomia ou depois (reconstrução tardia).

O procedimento
Coloca-se um expansor de tecido mamário temporariamente no tórax. Durante um período, ele é expandido injetando-se solução salina na válvula de entrada do implante expansor. Durante esse processo, a pele se estica e aumenta gradualmente, abrindo espaço para o implante à
medida que se expande. Seu corpo se ajusta ao crescimento causado pelo implante da mesma forma que o corpo de uma mulher se ajusta ao crescimento gradual do abdômen durante a gravidez.

Reconstrução de mama em uma única etapa
A Mentor® está entre as poucas empresas que fabricam implantes de mama que podem ser usados tanto como expansores de tecido quanto implantes de mama de longo prazo, como por exemplo, o Expansor/Implante Becker.
Esse procedimento está se tornando cada vez mais popular entre os médicos porque a paciente só precisa passar por uma única cirurgia para reconstruir a mama, em vez de duas ou mais.

O procedimento
Uma combinação de expansor/implante de mama é colocada no tórax logo após a mastectomia durante a mesma cirurgia. O dispositivo possui um pequeno tubo e um domo de injeção que é colocado próximo ao implante. Durante um período, injeta-se solução salina através do domo para expandir o implante e esticar o tecido. Quando se alcança o tamanho desejado, o tubo e o domo podem ser removidos em um simples procedimento, e o implante continua no lugar.

Reconstrução em uma única etapa com expansor/implante
Fotos: Cortesia da Dra. Kay Young, São Fancisco, Califórnia, EUA

Resultado final de uma reconstrução de mama em duas etapas usando expansor de mama da Mentor® seguido de um implante redondo preenchido com solução salina.
Fotos: Cortesia do Dr. Gary Talbot, Little Rock, Arkansas, EUA

Reconstrução usando retalho do músculo reto abdominal (TRAM)
Fotos: Cortesia da Dra. Kay Young, São Fancisco, Califórnia, EUA

As cirurgias de aumento ou reconstrução de mama são realizadas em uma sala de cirurgia ou em um centro cirúrgico de hospital. Habitualmente, você pode ir para casa no mesmo dia da cirurgia. Usa-se anestesia geral para que você durma durante a operação.

Período de Recuperação
A recuperação de cada pessoa é diferente. Geralmente, a paciente poderá sentir dores após a cirurgia. Suas mamas ficarão inchadas e sensíveis.
Como o período de recuperação varia de pessoa para pessoa, o seu médico indicará qual o melhor momento para você voltar às suas atividades normais.
Uma parte importante de sua recuperação poderá requerer o uso de um sutiã cirúrgico ou uma malha compressiva no período pós-operatório. Essas medidas são tomadas para que as suas mamas recebam suporte durante a fase de cicatrização.

Um implante de mama é uma bolsa de silicone que é preenchida com gel de silicone ou solução salina (água e sal). Os implantes podem ter formato redondo ou anatômico, de superfície lisa ou texturizada, e existe uma grande variedade de tamanhos e perfis de projeção (medida da extensão de um implante para fora do corpo).

 

Formatos de implantes IMPLANTES REDONDOS

Uma novidade é o implante mamário redondo Spectra®.
O Spectra® oferece as vantagens de ser um implante de mama que possui nosso Memory GelTM e pode ter sua projeção ajustada com solução salina para aumentar o seu tamanho mesmo após a implantação.

IMPLANTES ANATÔMICOS
Os implantes anatômicos têm formato de uma gota e podem dar à mama uma aparência mais natural.
Os implantes anatômicos da Mentor® têm diversas opções de altura e perfis de projeção:

 

O uso do silicone é bastante amplo. Ele é encontrado tanto em materiais médicos quanto em shampoos, desodorantes, batons, entre outros.
Nos implantes mamários, o silicone é utilizado em seu estado de gel coeso, ou seja, ele proporciona a sensação mais natural e mantém a forma do implante. O grau de coesão do gel de silicone é bastante importante para um melhor resultado estético.
O gel de silicone da Mentor® é chamado Memory GelTM e possui três graus de coesividade:

• Coesivo I - gel de toque mais macio;
• Coesivo II - ligeiramente mais firme;
• Coesivo III - o gel mais firme da Mentor®.

Esses implantes são preenchidos durante a cirurgia com uma solução salina, um fluído similar ao que compõe a maior parte do corpo humano. Os implantes de solução salina são pouco utilizados hoje em dia.

Os implantes de mama podem ter superfície lisa ou texturizada.
A superfície texturizada tem a característica de evitar a rotação do implante e ajudar a evitar complicações, como a formação da contratura capsular.
A superfície texturizada dos implantes da Mentor® é denominada Siltex™.
Os implantes de superfície lisa são pouco utilizados nos dias de hoje.

Todos os implantes da Mentor® possuem uma barreira que reduz a difusão do gel de silicone.

A Mentor® oferece uma linha completa de implantes mamários.
Seu médico pode ainda explicar as diferentes características e vantagens de cada um deles, e também conversar sobre o implante ideal para você.
Os implantes da Mentor® são fabricados sob os mais rígidos processos e padrões de qualidade. Sua história é rica de inovações, variedade de produtos e pesquisa. A Mentor® está sempre comprometida na fabricação de seus produtos utilizando tecnologia de ponta para atender as mais exigentes necessidades de seus usuários e pacientes.

Em sua consulta médica é importante

você tirar todas as suas dúvidas quanto ao procedimento cirúrgico e características dos implantes que serão utilizados.
O seu cirurgião irá realizar medições de altura, largura e projeção de suas mamas para ajudá-la na decisão de qual será o melhor implante para você.
Além das informações descritas neste folheto, a lista de perguntas seguinte servirá de guia para a sua decisão.
• Quais são as opções que eu tenho para a reconstrução da mama?
• A reconstrução da mama irá interferir no meu tratamento do câncer?
• Quanto tempo levará para que a minha mama seja reconstruída?
• Quando poderei voltar às minhas atividades normais?
• Você tem fotos de antes e depois de uma operação para que eu possa ver os resultados?
• Quais são os possíveis riscos e complicações de cada tipo de cirurgia de implante mamário?

Política de substituição de produto para os implantes e/ou expansores Mentor®
Obrigado por escolher um implante ou expansor mamário Mentor®. Nossa relação não termina com a sua cirurgia.
Temos um compromisso de longo prazo com a nossa paciente e respaldamos a integridade de nossos produtos.
A Mentor® oferece, automaticamente, a todas as pacientes que recebem implantes mamários e/ou expansores Mentor® no território brasileiro, garantia de substituição gratuita do implante mamário, não incluídos custos cirúrgicos e hospitalares, se o mesmo tiver que ser explantado (retirado) devido à ruptura ou à defl ação causadas por defeito de fabricação.
As requisições de substituição em garantia devem ser realizadas pelo médico cirurgião para o representante Mentor®. A gratuidade do implante de reposição ficará sujeita à posterior detecção de defeito de fabricação na prótese explantada, devendo a prótese substituta ser igual ao implante que foi explantado, isto é, de mesmo modelo e volume. Por solicitação do cirurgião, poderá ser ofertado outro tipo ou estilo de implante. Porém, sujeito à cobrança da diferença de valor (preço), se houver. No caso de não ser mais comercializado o modelo e/ou volume do implante explantado, um implante similar será fornecido.
Essa garantia é válida por toda a vida da paciente.
Esta garantia só será válida se o implante mamário explantado for devolvido à Mentor®. O implante explantado e devolvido à Mentor® será analisado em nosso laboratório para a verifi cação das causas da ruptura ou defl ação. Caso seja constatado defeito de fabricação, a garantia já foi aplicada quando do momento da reposição do implante mamário e não será feita qualquer cobrança pelo implante substituto.
Por outro lado, caso seja constatado que a ruptura ou a defl ação foram decorrentes de mau uso e/ou que ocorreram por interferência de instrumental cirúrgico, ou outro artefato,
incluindo equipamentos de tecnologias diversas, ou mesmo por outra interferência durante a cirurgia e implantação do implante, será devido pela paciente à Mentor® o pagamento do implante substituto e uma cobrança será enviada no valor de venda vigente.
Esta garantia é limitada e se refere apenas à reposição de implantes mamários Mentor®.
A Mentor® não se responsabiliza por qualquer incidente ou danos conseqüentes de qualquer tipo, direto ou indireto, decorrentes do uso deste produto. A garantia Mentor® não inclui custos médicos, cirúrgicos e hospitalares ou reembolso do custo de implantes mamários não fabricados pela Mentor®.
Esta garantia é limitada aos implantes Mentor com data de implantação anterior à data de validade da esterilização original do mesmo, realizada pela Mentor durante a fabricação, indicada na etiqueta de embalagem.
A Mentor® não faz nenhuma menção referente à expectativa de durabilidade de um implante ou expansor mamário. Há condições outras que podem causar danos ao implante ao expansor, como o uso indevido que requeira substituição.
Os implantes ou expansores não devem ser considerados vitalícios.
A Mentor® se reserva ao direito de determinar se outros casos específicos devem ou não ser assegurados.

A seguinte lista de links pode ajudá-la a encontrar mais informações sobre o aumento da mama.

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
www.cirurgiaplastica.org.br

Sociedade Brasileira de Mastologia
www.sbmastologia.com.br
www.loveyourlook.com
www.yourbreastoptions.com

Os implantes mamários de gel e de solução salina Mentor® são indicados para o aumento – em mulheres com idade mínima de 18 anos – e para a reconstrução dos seios. A cirurgia de implante mamário não deve ser realizada em mulheres que apresentem infecção ativa em algum lugar do corpo com câncer ou pré-câncer existentes no seios, e que tenham recebido tratamento adequado para a doença ou que estejam grávidas ou amamentando.
Há riscos associados à cirurgia de implante mamário. Os implantes mamários não são recursos para a vida toda, e a cirurgia com implante mamário não é uma cirurgia única.
Talvez sejam necessárias outras cirurgias nas mamas decorrentes de complicações ou resultados estéticos indesejáveis.
Diversas mudanças em seus seios após a cirurgia podem ser irreversíveis (é impossível serem desfeitas), e os implantes mamários podem afetar sua capacidade de amamentação.
Consulte seu médico para mais detalhes.
As complicações mais comuns com os implantes mamários são uma nova cirurgia, contratura capsular, assimetria e dor nos seios. Um risco menor de complicação é a ruptura, que é, na maioria das vezes, silenciosa (isto é, nem você e nem seu médico saberão que houve uma ruptura). Recomendase exames como mamografia, ressonância magnética ou ultrassom após a primeira cirurgia com implantes para
diagnósticos mais precisos.
As complicações mais comuns com os implantes mamários com solução salina Mentor® são: nova operação, remoção do implante, contratura capsular, estrias, dor nos seios e deflação.
Os expansores de tecido CPX (Contour Profile® Expanders) e os expansores de tecido lisos com domo de injeção remoto são usados para a reconstrução mamária após mastectomia. Esses expansores destinam-se à implantação subcutânea ou submuscular temporária e não é
recomendado o uso por um período superior a seis meses.
Você não deve fazer uma ressonância magnética enquanto o expansor de tecido CPX (Contour Profile® Expander) ou o expansor de tecido liso com domo de injeção remoto estiver implantado. O material pode ser movimentado pela ação da ressonância magnética, causando dor ou deslocamento do produto, resultando possivelmente em uma cirurgia de revisão. Comprovou-se que a incidência de explantação de expansor aumentou quando ele foi colocado em áreas lesionadas: tecido com cicatriz, exposto à radiação ou queimado, áreas com ossos quebrados ou áreas onde uma redução por meio de cirurgia tenha sido realizada anteriormente.
Recomendamos que os pacientes discutam as orientações, contraindicações, avisos, precauções, e os riscos e benefícios associados aos implantes mamários com seus médicos. É importante que você compreenda os detalhes (riscos e benefícios) associados à cirurgia de implante mamário ao considerar a hipótese de colocar implantes mamários Mentor®.

Dúvidas?

Sinta-se a vontade para fazer perguntas. Ficaremos felizes em ajudar e responderemos mais brevemente possível.